Um fandom é, basicamente, um grupo de pessoas que se reúnem em
torno de um determinado assunto. É um espaço de encontro entre gente que gosta
das menos coisas. Um filme, um livro, uma série de TV, um artista. Se você é
fã, você tem o seu fandom.
O fã assume, cada vez mais, o papel de destaque na história
do artista. Esses grupos se mobilizam, por exemplo, para divulgar quando o
artista lança um novo single. E a mídia vem aprendendo a lidar com isso. As
premiações com participação do público são grandes exemplos. No Video Music Awards 2014,
organizado pela MTV, a participação dos fãs foi de enorme importância
especialmente em duas categorias: Artist To Watch e Best Lyric Video. Essa
última categoria foi anunciada cerca de duas semanas antes da premiação, e
pedia para que os fãs votassem através da postagem de hashtags no Twitter e Vine.
A banda 5 Seconds Of Summer reuniu mais de 78 milhões de votos, e levou o
prêmio. Segunda colocada, Demi Lovato ultrapassou os 73 milhões. Na categoria
Artist To Watch, a girlband ascendente Fifth Harmony ganhou o moonman. Segundo
um dos updates, foram mais de 700 milhões de votos basicamente entre os fãs
brasileiros. Números impressionantes, e que explicitam a força das fanbases.
O Twitter e o Facebook reúnem parte significativa dos
fandoms, principalmente daquelas fanbases que giram em torno de artistas
ocidentais. Dentre esses fãs, tem aqueles que escrevem fanfictions, aqueles que
desenham, aqueles que fazem vídeos e vines, aqueles que fazem edits. E tem
aqueles que estão lá. Sem fazer realmente nada, simplesmente ali, participando
da movimentação.
Ser fã é complicado. Sempre vai ter gente julgando,
criticando. “Eles nem sabem que você existe”. Mas, sinceramente? Em um mundo que
insiste em espalhar o ódio, é preciso valorizar aqueles que preferem dedicar tanto
amor a alguém, sem realmente esperar nada em troca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário